Dicas – Quais são os cargos da construção civil

O blog Cena Surf preparou para você dicas importantíssimas, sobre a hierarquia da construção civil. Nossa meta é orientar sobre cuidados necessários de como construir sua casa próximo à praias.

Construção nas proximidades da praia

A arquitetura da praia vai além das bonitas edificações à beira-mar. Seu projeto e execução envolve, antes de tudo, conhecimento sobre os aspectos legais das áreas de preservação permanente.

A região Costeira brasileira é considerada Patrimônio Nacional e se destaca como uma porção do território que merece atenção especial do poder público para ocupação e uso de seus recursos naturais.

Licenciamento de construção nas proximidades da praia

Nas regiões costeiras do Brasil, é comum vermos pessoas invadindo e construindo em regiões próximas de praias. Se um dia pararmos para observar, veremos que muitas construções estão em áreas de preservação permanente.

Mas há um esforço das autoridades em conjunto com os municípios para coibir esta prática cada vez mais comum, isso porquê a população desconhece a legislação.

Condomínios com até 20 hectares são considerados de impacto local e podem ser licenciados pelo município, assim como as construções individuais, que também são de responsabilidade municipal.

O município tem o dever de fazer com que se cumpra as legislações Federais e Estaduais, podendo apenas ser mais restritivo. Acima deste porte, o licenciamento fica a cargo do Estado.

Construções em áreas de dunas devem levar em consideração a legislação vigente, a formação e possível movimentação das montanhas de areia e todas as características ambientais da área proposta.

Toda e qualquer construção em área de preservação permanente, sem o devido licenciamento ambiental, é considerada invasão e o responsável estará sujeito às penalidades que vão de advertência à demolição da obra e recuperação da área.

Em uma retalhação a movimentos que estão crescendo nessas regiões é comum vermos que as autoridades estão pegando no pé, e há uma grande dificuldade pare construir no litoral brasileiro. As casas que já estão feitas permanecem, mas novas licenças para construir não são liberadas.

Para construção de uma nova casa, por se tratar de área de preservação permanente, onde não é permitido receber edificações de qualquer natureza, está cada vez mais difícil ser morador de uma casa construída a beira Mar.

Quem vai construir minha casa

Agora que você entendeu em que situação poderá construir uma casa na praia, e se a área em que o projeto será implantado foi licenciada, vamos descrever o perfil de cada pessoa que irá transforma seu sonho em realidade.

A construtura que vai construir sua casa se responsabilizará por tudo! Esta tem função de iniciar o projeto e definir como será realizada todas formas de trabalho. O Arquiteto desenvolve os primeiro estudos, e a partir dos dados recolhidos, é gerada uma planta diagramada da obra.

Ele definirá qual material será usado na obra e quais serão os métodos de execução. Lembrando que sua participação vai do início até os últimos detalhes da decoração.

Engenheiro

Este é responsável por colocar em prática o projeto que o arquiteto elaborou, ele lidera e supervisiona a equipe que vai executar a obra, dando todas orientações necessárias.

É função também deste, realizar cálculos e projetos estruturais, sendo responsável pelo planejamento e execução da obra.

Mestre de obras

Ele organiza as tarefas de uma construção e acompanha os profissionais que trabalham na obra, ele é intermediador entre a equipe e os operários, tendo papel importante na verificação da qualidade do material e dos serviços prestados. Controla compras e entregas de materiais.

Pedreiro

Este é aquele que dá forma ao projeto elaborado pelo Arquiteto. Executa tarefas com alvenarias e acabamentos, suas funções são orientadas pelo Engenheiro e Mestre de obras.

Servente ou auxiliar

Estes são responsáveis por cuidar da parte mais pesada da obra, como: Confecção de massas, remoção de entulhos e organização de material.

Armador

Atua na armação e molde, corta e dobra ferragens para fazer as estruturas. Este cuida da ferragem preparando a obra para concretagem.

Eletricista

Realiza toda instalação elétrica, bem como interruptores e tomadas, ele é responsável pela instalação e passagem da fiação no interior da construção.

Encanador

Toda rede hidráulica é de responsabilidade deste profissional.

Agora é com você! Se informe bem antes de contratar a melhor empresa, verifique se ela tem tudo o que foi citado anteriormente e, principalmente, se ela sabe executar bem uma obra que tenha a sua cara.

Vá até os órgãos competentes e pegue sua licença, construa dentro dos parâmetros da lei e seja feliz em sua nova moradia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *